Micro Sistemas 63

Genius

Artigo Original: Luiz Alberto Rodrigues, Digitação: Wilson Pilon

Este jogo 'e uma adaptação do programa de mesmo nome, de José Eduardo R.da Costa, publicado em MS 27. Ele foi desenvolvido em um Expert e utiliza algumas rotinas usadas no programa original, fazendo a simulação do Genius para os micros MSX.

Neste jogo são desenhados no vídeo quatro círculos de cores diferentes que piscarão em sequência aleatória, cabendo ao jogador repetir a sequência na ordem das piscadas. No início, o jogador terá de repetir uma sequência, depois duas, três, tc.. Para refazê-la, o jogador deverá pressionar as teclas do bloco de movimentação do cursor (as que têm setas), correspondente à posição do círculo no vídeo.

O jogo tem os níveis de dificuldades de 1 (o mais difícil) ao 9 (o mais fácil), sendo que quanto mais fácil, mais tempo o jogador tem para escolher a tecla desejada. Nos níveis de 1 a 3, a sequência muda a cada jogada, além do tempo ser mais reduzido.

Se o jogador pressionar alguma tecla fora da ordem, haverá uma repetição de toda a sequência até o momento do erro.

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O Programa

O programa foi escrito totalmente em BASIC MSX e tem a seguinte estrutura:

  • Linha 1130 a 1260: Rotina de controle da sequência dos círculos;
  • Linha 1270 a 1390: Rotina de controle da leitura do teclado;
  • Linha 1400 a 1430: Rotina que controla o desenho dos círculos no vídeo;
  • Linha 1440 a 1480: Rotina que desenha os círculos;
  • Linha 1490 a 1540: Rotina que desenha as setas e o nome do programa;
  • Linha 1550 a 1640: Instruções para o jogo e rotina para a escolha do nível de dificuldade;
  • Linha 1650 a 1720: Rotina de derrota;
  • Linha 1730 a 1790: Rotina de vitória

Dicas

  • Para modificar o número de vezes que tem que se repetir a sequência, dive-se alterar as linhas 1070, 1080 e 1180.
  • Na linha 1220 está a instrução para alterar a ordem da sequência nos níveis 1, 2 ou 3
Referência de Listagem
Listagem Única genius.bas