Micro Sistemas 62

Trafalgar

Artigo Original: Frederico dos Santos Liporace e Fernando Leibel, Digitação: Wilson Pilon

Obs: Este jogo está digitado, porém contém muitos erros (da minha digitalização) e atualmente está quebrado. Para não atrasar o resto, vai ser deixado momentaneamente de lado.

Trafalgar é um jogo do tipo wargame disputado por duas pessoas que terão a missão de comandar um complexo militar composto de infantaria, cavalaria e uma esquadra.

Ele foi desenvolvido originalmente para o microcomputador TI-99/4A e depois adaptado para as linhas MSX e ZX-Spectrum (TK 90x), este último com 48 Kb, podendo também ser jogado com joystick.

Descrição do Jogo

O jogo é composto por um tabuleiro em duas partes, a terrestre e a marítima. A parte terrestre é representada em quadriculado e a marítima, azul, sendo a primeira subdividida em três regiões:

  • Vermelho: território francês.
  • Branco: zona neutra de combate.
  • Azul: território inglês.

A figura abaxo identifica os elementos que compõem o jogo.

ms62 trafalgar1

A seguir, analisaremos cada um deles:

  • Portos de Embarque: são quatro, sendo as posições de embarque representadas pelos três quadrados situados em volta do porto, nos quais as peças a serem embarcadas deverão estar posicionadas.
  • Montanhas: possuem a coloração magenta.
  • Árvores: estão espalhadas por todo o tabuleiro; de coloração verde e podem ser puladas pela cavalaria.
  • Castelos: existem dois, um de cada território. Você ganha o jogo quando coloca seu rei dentro do castelo inimigo.
  • Parte Marítima: cor azul.
  • Recifes: estão localizados nas regiões de contato entre a terra e o mar.
  • Ilhas: são representadas na figura em cor magneta.

No início do jogo, cada jogador conta com 22 peças. Para melhor identificação, a figura abaixo mostra o posicionamento das peças que compõem o complexo militar de cada um dos jogadores.

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Regras do Jogo

  1. O jogo é iniciado com os lances do lado vermelho (França)
  2. Cada jogador terá direito a um número de lances seguidos, que varia de cinco a sete. Toques de sino indicam o final da série de lances do jogador.
  3. O lance é dado movimentando-se o cusros com as setas e colocando-o sobre a peça a ser movida. Digite a seguir [RETURN] e depois repetimos o mesmo procedimento para a posição de destino.
  4. As peças se movimentam de um em um espaço, com exceção da cavalaria que pode andar dois espaços.
  5. Os lances são sempre na vertical ou na horizontal, nunca em diagonal.
  6. Os guardas reais não saem de seu território.
  7. Os navios não se movimentam junto à costa ou recifes.
  8. A cavalaria é a única peça com poder de pular árvores.

Sons do Jogo

  • Sino: indica o início do jogo e o término da série de lances de um jogador.
  • Buzina: indica algum erro.
  • Marcha Funebre ou Hino do País: Morte de uma peça.
  • Tiro de Canhão: No ataque naval.
  • Sons Finais: Quando um dos exércitos sai virorioso.

Modo de Ataque

  • Terrestre: no ataque terrestre existem peças mais fortes e peças mais fracas. Para matar uma peça, é necessário cerca-la com forças mais poderosas.

Para facilitar a sua compreensão, a figura abaixo mostra a posição de uma peça a ser atacada (indicada pelo *) e os locais em que os atacantes deverão estar posicionados para elminá-la (indicados pelos números de 1 a 4).

ms62 trafalgar3

É importante observar que o mínimo para manter cada peça é:

  • Rei: qualquer peça, individualmente.
  • Guarda Real: apenas o rei.
  • Cavalaria: 1 infantaria, 2 cavalaria ou 1 guarda real.
  • Infantaria: 2 cavalaria, 2 infantaria, 1 cavalaria e 1 infantaria ou 1 guarda real.

Roteiro para ataque terrestre:

  1. Pressione a tecla [3].
  2. Coloque o cursor sob a peça a ser atacada e pressione a tecla [RETURN].
  3. Se o ataque for vitorioso, a peça atacada irá morrer, desaparecendo do tabuleiro.

Ataque Naval

Os canhões dos navios podem atirar para a esquerda ou direita, tendo um alcance máximo de três casas. O tiro nem sempre é certeiro mas, quanto mais próximos estiverem os navios, mais fácil será acertar.

Para efetuar um ataque naval, siga a rotina a seguir:

  1. Coloque o cursor sobre o navio atacante.
  2. Digite [4] (canhão para a esquerda) ou 5 (canhão para a direita).
  3. Cruze os dedos.

Obs: O tiro irá atingir o primeiro navio que estiver em sua trajetória, por isso, cuidado para não acertar um navio amigo. No caso do navio afundado ser um cargueiro, as peças que ele estiver transportando serão dadas como desaparecidas (veja a observação no item modo de virtória).

Modo de Embarque

Cada país possui apenas um navio capaz de realizar o embarque de tropas, portanto ele deve ser muito bem protegido pelos navios de guerra da sua esquadra, pois todo o apoio mar-terra de seu exército depende dele.

A figura abaixo mostra a região dos portos onde o navio pode aportar, pois o mar ali é profundo.

ms62 trafalgar4

Cada navio-transporte pode carregar até três peças independente do tipo. O embarque pode ser total (três paças) ou parcial (uma ou duas) em cada porto.

Para o embarque, siga a rotina a seguir:

  1. Posicione as peças a serem embarcadas nas posiçoes 1, 2 e 3 (conforme mostra a figura logo acima), pressionando em seguida a tecla [1].
  2. Coloque o cursor sobre o navio-transporte e pressione [RETURN].

Obs.1: Só o navio cargueiro tem a capacidade de embarcar tropas. O aspectro dele não difere dos demais por motivos estratégicos. Para saber onde seu cargueiro está, digite [6].

Obs.2: Um navio transporte pode sequestrar peças do adversário se estas estiverem na posição de embarque.

Modo de Desembarque

O desembarque segue a mesma rotina do embarque, modificando-se apenas o último número digitado que passa de [1] para [2].

Obs.: Se no momento do desembarque houver alguma peça nas posições 1, 2 ou 3 (figura acima), essa peça irá sumir.

Modo de Gravar

Para permitir que as posições do jogo sejam guardadas em fita, para uma posterior continuação, foi criado o modo gravar.

Para gravar em fita a posição atual do jogo é suficiente pressionar a tecla [0].

Depois de gravar o jogo, você tem a opção de desligar ou continuar a jogar novamente. Isso permite que não se peerca um jogo interessante devido a problemas de energia elétrica ou outras razões.

Para recuperar o jogo gravado, basta escolher a opção continue jogo. Você deve optar por [V] logo ao iniciar o programa. Atenção, se seu micro for um Expert, digite [SHIFT]+[V].

Modo de Vitória

Existem dois modos de vencer o jogo:

  1. Colocando seu rei no castelo do adversário. Para isso, seu rei deve entrar pela porta do castelo.
  2. Matando o rei adversário.

Obs.: Se o rei estiver a bordo de um navio e este for afundado, o jogo não estará terminado.

Funções das Teclas

A tabela abaixo apresenta as funções das teclas.

Funções das Teclas Tecla
Gravar 0
Embarque 1
Desembarque 2
Ataque Terrestre 3
Ataque Naval (Esq.) 4
Ataque Naval (Dir.) 5
Mostrar Cargueiro 6

Contagem dos Lances

Cada jogador tem direito a u m certo número de lances seguidos (de 5 a 7), que é definido aleatoriamente pelo computador. Os lances são contados da seguinte maneira:

  • Movimento de uma peça: 1 lance.
  • Ataque terrestre: 1 lance.
  • Ataque naval: 1 lance.
  • Embarque/Desembarque: 0 lance.
  • Gravar: 0 lance.
  • Mostra cargueiro: 0 lance.

Obs.: Lances errados não são contados.

Comentários Finais

Por ser um jogo muito envolvente, uma partida de Trafalgar poderá se estender por várias horas ou até mesmo dias.

Agradeço a colaboração do meu amigo Luís Otávio Gouveia.

Referência de Listagem
Listagem Única trafal.bas