Micro Sistemas 62

Othello

Artigo Original: Nelson Hisashi Tamura, Digitação: Wilson Pilon

Desenvolvido para os micros da linha MSX, este jogo é uma versão do programa "Flip: capture o adversário", publicado na edição de Micro Sistemas nº 24.

ms62 othello

O jogo deverá ser disputado por duas pessoas que terão como objetivo criar armadilhas e defesas no decorrer da partida, com o objetivo de capturar as peças do adversário, de forma a possuir um número de peças superior ao do oponente no término da disputa.

Para capturar as peças do adversário, é necessário que cada jogador coloque as suas peças de forma que as outras fiquem limitadas por duas peças suas. Esta captura pode ser feita na horizontal, vertical ou diagonal, sendo possível com apenas uma peça fazer capturas em várias direções.

Há uma regra, contudo, que deverá ser respeitada: não poderão existir peças suas ou espaços vazios entre as peças que serão capturadas.

Em cada jogada, o jogador deverá capturar uma peça inimiga, no entanto, o lance que colocar uma peça num local que não aprisione uma adversária não será considerado válido, e assim o computador sinalizará no canto inferior direito informando que o lance deverá ser repetido, desta vez para uma posição válida.

Como Jogar

Para jogar, você deverá usar as teclas de cursor e barra de espaço, sendo que para colocar uma peça no tabuleiro, posicione primeiro a seta branca vertical na posição desejada através das teclas ← e →, pressionando em seguida a barra de espaço. Feito isto, execute o mesmo procedimento com a seta horizontal através das teclas ↑ e ↓.

Quando um jogador estiver impossibilitado de jogar, ou seja, se não puder capturar uma peça adversária, ele deverá passar a vez para o outro, pressionando a tecla [D].

Se você quiser jogar novamente, pressione as teclas [CONTROL]+[STOP], seguido do comando RUN e [RETURN].

ms62 0000 ms62 0001
Referência de Listagem
 Única othelo.bas