dBASE II Plus para MSX - 6 Relatórios

Os dados armazenados em arquivos dBASE podem ser utilizados para gerar relatórios. Os recursos oferecidos pelo dBASE II Plus nesse sentido estão reunidos no comando REPORT.

dbasei capa

Comando REPORT

Artigo Original: Nélson Casari, Digitação: Wilson Pilon

REPORT gera relatórios baseados em arquivos de dados. Os relatórios podem ser gerados para a tela de vídeo e/ou para a impressora. Sua sintaxe é:

REPORT [FORM <nome arquivo formato>] [<escopo>] [FOR <condição>] [TO PRINT]

Ao ser executado pela primeira vez em relação a um arquivo de dados, REPORT solicita ao usuário as definições necessárias para a organização e emissão do relatório, armazena e grava automaticamente tais definições em um arquivo com o nome especificado no comando e extensão .FRM, e emite o relatório na forma especificada.

Ao ser novamente comandado com o mesmo nome de arquivo, o comando REPORT pesquisa no diretório do disquete sua existência e, encontrado-o, emite novo relatório sem depender de novas defnições.

O comando REPORT pode ser usado indiferentemente em arquivos indexados ou não. Quando usado em arquivos indexados, os registros são listados segundo a ordem do índice em uso.

Se for comandado sem parâmetros, REPORT solicitará o nome do relatório:

.REPORT

dbaseL 0157